+55 (51) 3377 6896 contato@kinetec.com.br
O Professor e Biomecanicista, Guilherme Brodt, explica quais são os principais músculos propulsores durante a corrida.

Na musculatura da perna nós temos o tibial anterior agindo também como amortecedor, pois ao controlar a plantiflexão ele amortece o processo de descendência do centro de massa, explica o Professor.

Dessa forma, quando pisamos com o calcanhar e descemos com o pé, acabamos ajudando a controlar a descida do centro de massa com o tibial anterior. Isso acontece para não realizarmos uma descida forte com a planta do pé no chão.

Ainda, segundo ele, os gastrocnêmios podem ser considerados os principais propulsores durante a corrida, pois são músculos muito importantes tecnicamente. Isso porque quando se trata de controle motor eles são os mais fáceis de serem utilizados.

Normalmente os gastrocnêmios são os primeiros músculos a serem ativados, e dependendo da evolução do padrão de corrida da pessoa, ele continua sendo o único grupamento muscular utilizado como propulsor durante a corrida.

Assim, Guilherme ressalta que nós temos dois grandes grupos amortecedores anteriormente, sendo eles os tibiais anteriores e os quadríceps, e dois grupos musculares propulsores posteriormente, que são os isquiotibiais e os gastrocnêmios, além da panturrilha. Ainda, ele afirma que todo tríceps sural tem participação propulsora.