No dia 13 de Outubro é comemorado o dia do fisioterapeuta aqui no Brasil. Muito mais do que apenas fazer um conteúdo comemorativo, quero trazer a história da fisioterapia e parabenizar os mais de 200 mil profissionais brasileiros que atuam nessa área.
Aqui em nosso país, a regulamentação da fisioterapia como ensino superior reconhecido através de um decreto-lei, aconteceu apenas em 1969, mas no mundo, a profissão já caminhava há mais de um século.
Em 1864, a Inglaterra foi a pioneira em criar a Associação de Massagistas Formados (STM). A fim de regularizar uma profissão séria. Ainda haveria um longo caminho até que fosse conhecida a profissão de fisioterapia como ela é hoje, mas de acordo com a M.Sc. Daniela Simoni Espíndola e a D.Sc. Miriam Süsskind Borenstein essa associação foi um marco importante na história.
Segundo elas: a fisioterapia vem se constituindo como profissão na área da saúde, a partir do final do século XIX, integrando os saberes teóricos e práticos basicamente de três profissões anteriormente estabelecidas: a enfermagem, a medicina e a educação física. A primeira contribuiu para o surgimento da profissão por meio da utilização da massagem como ferramenta terapêutica para alívio, principalmente de desconfortos ortopédicos e reumatológicos. A segunda, por sua vez, introduziu os conhecimentos relativos às bases fisiológicas e biomecânicas da saúde e da doença, possibilitando o desenvolvimento de um novo campo de conhecimento científico, fortemente ligado à reabilitação de indivíduos com sequelas de lesões ortopédicas, neurológicas e medulares nos períodos da Primeira e Segunda Guerras Mundiais.
Já no século XX
Passadas 4 décadas da criação da STM, com a evolução e contribuição da medicina e da enfermagem surge em 1943 a Sociedade de Fisioterapeutas formados.
Os profissionais que estavam nessa associação eram capazes de associar estudos de anatomia e fisiologia aos princípios teóricos e práticos, não somente da massagem, mas também dos efeitos fisiológicos dos movimentos terapêuticos e das correntes elétricas para a recuperação de incapacidades físicas, o que é amplamente denominado de reabilitação. Como preconizam Borenstein e Espínola.
Fisioterapia pelo mundo
Durante a Primeira Guerra Mundial a reabilitação física se mostrou necessária para o atendimento para tratamento de sequelas físicas e neurológicas ocasionadas pelos conflitos.
Para se ter uma ideia, na Europa, entre 1914-1918, os profissionais incorporados à Sociedade de Massagistas Formados foram recrutados para prestarem serviços à Marinha Real Britânica.
Nos Estados Unidos da América, profissionais com as mesmas qualificações foram recrutados para o mesmo objetivo.
Outro marco importante ocorreu em terras norte-americanas, quando a profissional Mary MCMillan, considerada a primeira fisioterapeuta americana, contribuiu para a implementação inédita dos Programas de Formação em Emergências para atendimento dos casos oriundos da Primeira Guerra Mundial.
No Brasil o mesmo movimento foi de extrema necessidade para o tratamento e reabilitação nos inúmeros casos de poliomielite a crianças.
História da fisioterapia no Brasil
Como vimos, o Decreto-lei 938 de 1969 regulamentou a fisioterapia como profissão aqui no Brasil. Durante esse período o Brasil passava por um período de agravação da saúde pública e os profissionais da fisioterapia foram essenciais no tratamento e reabilitação da população.
Nesse ano, apenas 6 cursos tiveram a aprovação para formação de novos profissionais. Nos 15 anos seguintes, surgiram outras 16 instituições capacitadas para a formação de novos profissionais. Sendo assim, em 1984 haviam 22 cursos aptos para a função.
De acordo dom José Patrício Bispo Júnior, a criação de novas instituições se deu de forma lenta até o final da década de 90.
Foi apenas nos anos 2000 que novas universidades começaram a se especializar e oferecer cursos de fisioterapia para atender a demanda de profissionais qualificados.
Atualmente, mais de 500 instituições oferecem a formação de ensino superior em fisioterapia e mais de 200 mil profissionais atuam por todo o país.
Como se desenvolver na fisioterapia?
Como podemos ver, a história da fisioterapia nos moldes que conhecemos hoje é relativamente nova.
Essa é uma profissão extremamente importante, principalmente quando o assunto é qualidade de vida e reabilitação em todos os âmbitos.
A Kinetec é uma empresa focada em Tecnologia Biomecânica e não poderia deixar essa data tão importante passar. Estamos focados em trazer tecnologia para trazer cada vez mais resultados e autoridade para os profissionais dessa área.
Temos um Canal no Youtube com vídeos sobre o assunto e queremos te conhecer.
Temos o melhor equipamento do mercado quando o assunto são as avaliações biomecânicas e você pode conferir uma demonstração gratuita, exclusiva para você e 100% sem compromisso. É só clicar aqui e deixar o seu contato que um consultor entrará em contato com você.