+55 (51) 3026 8507 [email protected]

No post da semana, você poderá melhorar ainda mais seu conhecimento sobre biomecânica, fisioterapia e análise de movimento!

Todos os vídeos contém informações muito importantes para todos que desejam se tornar um profissional ainda melhor.

Guilherme Brodt é Cinesiologista e Biomecânico no serviço de Avaliação Clínica da Biomecânica da Marcha prestado à população no Laboratório do Movimento Humano no Instituto de Medicina do Esporte da UCS. Além disso, ensina na Graduação e Pós Graduação, fomento à pesquisa e apoio pedagógico no Instituto de Medicina do Esporte.

Quando falamos de biomecânica, estamos falando de uma simplificação do corpo humano, explica o Professor e Biomecanicista Guilherme Brodt.

Segundo ele, falar de biomecânica pode ser falar de fisiologia, cinesiologia, ou até mesmo psicologia, pois a biomecânica é uma das áreas que nós temos para estudar o nosso organismo, explicando os fenômenos que acontecem no nosso corpo.

Ainda, usamos o centro de massa para descrever como é a oscilação do corpo enquanto nós corremos. Enquanto corremos, o centro de massa sobe e desce, além de ir para frente.

Podemos relacionar isso com a biomecânica, pois ela estuda o centro de massa, e tenta descrever qual é o caminho que ele percorre enquanto corremos.

Essa análise pode nos dar uma série de informações valiosas com relação ao desempenho do atleta, ressalta o Biomecanicista. Ainda, quando falamos de desempenho, saber o deslocamento do centro de massa pode ser fundamental.

 

Dr. André Pêgas é Fisioterapeuta e Empresário com mais de 20 anos de experiência, com 40.000 mil horas de atendimentos atendendo mais de 3.000 mil pacientes. Já auxiliou mais de 10.000 profissionais em 5 países. Sócio proprietário das empresas OSTEOFISIO Terapias, Doutor Hérnia Franchising, P&V Cursos e criador do Método FFS, um método que está revolucionando a vida e carreira de muitos profissionais da saúde.

A Fisioterapia tem como objetivo identificar as relações funcionais complexas das articulações facetárias, articulações intervertebrais, músculos, fáscias e sistema nervoso. Além disso, é necessário ter o conhecimento de examinar e avaliar a pessoa que tem dor e limitações de função.

Ou seja, uma avaliação profunda e completa é necessária para reabilitar algo como a coluna, visto que a reabilitação completa só pode ser feita com esse objetivo de avaliação em mente e na prática.

 

Jocimar Muller é Fisioterapeuta há 30 anos, trabalhando na área hospitalar e reabilitação ambulatorial pacientes crônicos. Professor universitário por 23 anos, trabalhando com ensino e pesquisa (IPA, FEEVALE, UNISINOS). Gestão de serviço de Fisioterapia há 25 anos passando pelo hospital da Criança Santo Antônio, Santa Casa de Porto Alegre e hospital Moinhos de Vento. Atualmente trabalha com reabitacao em Idosos Frágeis e Robotica em parceria com Apx Group e Motomed.

“Reabilitação é processo de consolidação de objetivos terapêuticos não caracterizando área de exclusividade profissional e sim uma proposta de atuação multiprofissional e interdisciplinar, composto por um conjunto de medidas que ajudam pessoas com deficiências ou prestes a adquirir deficiências a terem e manterem uma funcionalidade ideal (física, sensorial, intelectual, psicológica e social) na interação com seu ambiente, fornecendo as ferramentas que necessitam para atingir a independência e a autodeterminação.” – Secretaria do Estado de Saúde