+55 (51) 3377 6896 contato@kinetec.com.br

Conforme o Dr. Guilherme Brodt, avaliação quantitativa é uma tendência que temos hoje no mundo do esporte.

Há uma tentativa de fazer com que a cultura de avaliação numérica se torne mais presente na avaliação e no desempenho dos atletas.

Avaliação numérica é o significado do termo avaliação quantitativa, ou seja, é uma forma de permitir ao treinador e aos clínicos o acompanhamento ao longo prazo de seus pacientes e atletas.

Mais do que isso, é o que permite a troca de informação entre centros diferentes. Por exemplo, se em Porto Alegre se faz a medida de determinado desempenho de um atleta em uma determinada tarefa, devemos ter uma forma de comparar este resultado com atletas de outro local, ou com atletas de alto nível ou, até mesmo, com um atleta que tenha tido algum problema.

Então, conforme Guilherme, a avaliação quantitativa é uma forma numérica de expressar o desempenho de um atleta. Dessa forma, há um número padrão e a utilização de um método comum em diversos locais. Por exemplo, a avaliação deve ser a mesma um ano depois, e deve ser a mesma que nos outros locais.

Isso permite que exista uma padronização e uma identificação de fatores de risco ou de elementos potenciais de desempenho. Assim, se todos fizeram a avaliação quantitativa, de forma padrão e comum, será possível ter a possibilidade de saber, através das informações disponíveis, quando há uma informação inferior ou superior a do outro atleta.