+55 (51) 3377 6896 contato@kinetec.com.br

No dia 15 de janeiro de 2020, quarta-feira, foi inaugurado em Salvador, pelo Instituto Bahiano de Reabilitação, o Laboratório de Marcha. Este laboratório vai atender pacientes com histórico de quedas, acidentes, e dificuldade de locomoção.

O Laboratório de Marcha é capaz de descrever, de maneira precisa, onde está o problema de cada paciente, e dessa forma ver qual é o tratamento mais adequado para ele. A sincronização digital de diferentes ferramentas de análise ajuda a comparar simultaneamente, quadro a quadro, os movimentos de membros e músculos do paciente e a distribuição de força na superfície durante o movimento.

Os equipamentos que compõem o Laboratório de Marcha inaugurado em Salvador são as Câmeras infravermelho 3D, com alta precisão para a análise do movimento biomecânico, o Sistema de eletromiografia de superfície FREEEMG 1000, que é um sistema sem fio para análise de EMG e movimento em tempo real, além de Plataformas de Força, que são as primeiras plataformas de força infinita do mundo. Além disso, o Laboratório também conta com o Sensor Inercial G-WALK, sistema digital sem fio para análise da marcha.

Em entrevista, Rogério Gomes, Fisioterapeuta e Coordenador do Instituto Bahiano de Reabilitação – IBR, comenta que este é o primeiro laboratório na região norte e nordeste a fazer exame de análise de marcha através do SUS. O objetivo do laboratório é analisar um paciente que tem dificuldade de locomoção, realizar a avaliação de marcha, e a partir disso entender qual é o problema que ele apresenta. Após saber o problema, será possível recomendar um tratamento adequado.

A grande diferença nas avaliações realizadas com tecnologias em relação à análise visual é a precisão do tratamento, uma vez que apenas com a análise visual só é possível identificar que o paciente tem algum distúrbio, no entanto, não se pode saber qual é e o que está ocasionando o problema.

Quando a avaliação da marcha é realizada no laboratório, através dos equipamentos de análise biomecânica, é possível saber com precisão qual estrutura muscular está comprometida. Portanto, após identificar a estrutura, pode-se trabalhar exclusivamente nela, diminuindo assim o tempo de terapia e de reabilitação.

Além disso, a avaliação pode trazer benefícios à saúde, pois se for necessário realizar cirurgias, será possível saber exatamente qual é a mais adequada, evitando erros e repetições.

A inauguração deste Laboratório, que realiza atendimentos via Sistema Único de Saúde, levando um atendimento de excelente qualidade para as pessoas que mais necessitam, reflete com clareza a missão da Kinetec, que é difundir a cultura da tecnologia biomecânica no Brasil, melhorando a qualidade de vida dos brasileiros.

Assista a reportagem completa da Rede Globo clicando aqui.

Assista a reportagem completa da Band abaixo: