+55 (51) 3026 8507 contato@kinetec.com.br

Usando o equipamento Teethan é possível fazer a medição do triângulo que serve para formar a oclusão da mastigação, composto por dentes, Atm e músculos.

Todo o sistema nos traz uma visão com indicadores numéricos, sendo possível ler graficamente, permitindo ter uma nova visão se estamos tendo algum desvio neuromuscular que pode afetar a oclusão e acabar gerando cargas descontroladas no paciente.

Sobre este assunto, temos uma literatura que aborda sobre os efeitos de um tipo de interferência, medidos através de uma eletromiografia.

Colocando um elemento intercuspidal de 0,5mm para gerar uma interferência dentária sobre o pré molar direito, eles conseguiram ver que uma alteração estava acontecendo e também, se tinha repetibilidade.

A conclusão foi que o experimento gerou uma assimetria de contração nos músculos elevadores e também influenciando, eventualmente, um deslocamento da mandíbula, um torque da direção desta alteração que os eles criaram.

Com isso é visto que uma interferência pode alterar a resposta neuromuscular.

Em uma outra literatura, sobre a avaliação funcional de implantes sobre próteses, neste estudo eles pegaram 5 pacientes com a boca em sua totalidade, com uso de próteses em resina sobre implantes e então avaliaram esses pacientes na fase onde finalizaram o tratamento e avaliaram novamente, depois de um ano.

Esses 5 pacientes foram reavaliados ao final do tratamento e foi comparado se essa estabilidade se manteve por um prazo de um ano.

O resultado mostrou o quanto a estabilidade pode proteger esses pacientes, não gerando fraturas.

 

Caso do dr. Antonio Cacioppo

O paciente não estava conseguindo encontrar uma estabilidade. Ele passou por uma reabilitação total da boca, mesmo já tendo feito alguns implantes anteriormente. O doutor já utilizava o fluxo digital no seu trabalho na parte protética e cirúrgica. Foi feito então o procedimento no paciente, que se sentiu satisfeito esteticamente com o resultado.

Porém uma vez por ano o paciente aparecia com uma fratura sobre o canino esquerdo e isso aconteceu por anos.

Quando o doutor adquiriu o Teethan ele se lembrou desse paciente e o chamou para o consultório.

Ao avaliar, ele encontrou que o paciente tinha um desequilíbrio neuromuscular bastante significativo.

O paciente apresentava um desvio na parte anterior esquerda, devido a algumas interferências dentárias na região onde as fraturas acontecem e alterações altíssimas no trabalho muscular.

Então foi feita uma estabilização no paciente e passou a atuar com ele com uma placa inferior para tentar reequilibrar o trabalho neuromuscular com um prazo de 3 meses.

Após isso ele refez todo o trabalho na parte inferior e com isso o equilíbrio estava estabilizado e as fraturas acabaram.

O paciente seguiu fazendo acompanhamentos periódicos mas sem ocorrência de fraturas e o paciente relatou que antes ele sentia desconforto em relação as suas articulações e depois da estabilização ele não sentiu mais nenhum desconforto e uma melhora na mastigação.

Então encontramos aqui duas evidências bem importantes na parte científica com algumas literaturas que fomentam quanto é importante o equilíbrio neuromuscular para dar durabilidade e conforto aos tratamentos de próteses sobre implantes.

E também um caso finalizado sem esta avaliação neuromuscular parecia estar bom, mas na verdade estavam havendo algumas complicações e depois de reequilibrado deu conforto e durabilidade aos tratamentos.