+55 (51) 3377 6896 contato@kinetec.com.br
Quando falamos de biomecânica, estamos falando de uma simplificação do corpo humano, explica o Professor e Biomecanicista Guilherme Brodt.

Segundo ele, falar de biomecânica pode ser falar de fisiologia, cinesiologia, ou até mesmo psicologia, pois a biomecânica é uma das áreas que nós temos para estudar o nosso organismo, explicando os fenômenos que acontecem no nosso corpo.

Ainda, usamos o centro de massa para descrever como é a oscilação do corpo enquanto nós corremos. Enquanto corremos, o centro de massa sobe e desce, além de ir para frente.

Podemos relacionar isso com a biomecânica, pois ela estuda o centro de massa, e tenta descrever qual é o caminho que ele percorre enquanto corremos.

Essa análise pode nos dar uma série de informações valiosas com relação ao desempenho do atleta, ressalta o Biomecanicista. Ainda, quando falamos de desempenho, saber o deslocamento do centro de massa pode ser fundamental.

Em relação à avaliação do desempenho durante a corrida, podemos citar o modelo massa-mola, que são as questões energéticas que envolvem o corpo humano durante a corrida.

Sendo assim, quando corremos podemos pensar no nosso centro de massa isolado do corpo e oscilando.

Dessa forma, quando vemos, por exemplo, um segmento hipotético de massa oscilante, logo pensamos que tem alguma coisa agindo para ele continuar pulando. Portanto, isso é uma forma de ver o corpo humano.