+55 (51) 3377 6896 contato@kinetec.com.br

Segundo o Professor e Biomecanicista Guilherme Brodt, é necessário mudar a forma como as pessoas pensam referente aos mecanismos de lesão e desempenho na corrida. Ele se refere à força de reação do solo, mecanismo que inicia todos os fenômenos internos ao corpo humano enquanto corremos.

A força de reação do solo é a resposta do ambiente à força que o corredor exerce sobre o chão, por isso é chamada de força de reação do solo. Dessa forma, o solo devolve a nossa força peso multiplicada pela nossa massa e pela nossa aceleração, porém no sentido contrário ao que a gente está agindo sobre o solo.

O Biomecanicista explica que, a força de reação do solo é como a Lei de Newton, pois ela afirma que toda ação tem uma reação de igual magnitude. Sendo assim, essa forma matemática de interpretar a nossa interação do corpo com o solo é o que determina como o nosso corpo vai reagir a esse fenômeno que acontece do lado de fora.

Portanto, quando pensamos em força de reação do solo, devemos entender que esse deve ser o primeiro ponto de partida quando nos referimos à corrida e à forma mais segura de se correr. 

O Biomecanicista Guilherme Brodt conclui que o grande objetivo dessa análise é tentar mostrar para as pessoas que essa é a linha de raciocínio que devemos seguir, iniciando pela força de reação do solo.