+55 (51) 3377 6896 contato@kinetec.com.br

Jocimar Muller, fisioterapeuta especializado em terceira idade, comenta que é a primeira vez na história da humanidade que nós passamos a ter mais idosos do que crianças, e o Brasil é um país que nós temos que ter muita preocupação quando se trata da saúde.

Segundo Jocimar, fisioterapeuta dentro desse mercado, os profissionais da área da saúde, como por exemplo aqueles que trabalham com atividade física, como o professor de educação física ou o terapeuta ocupacional, terão um papel muito importante. Além da nutrição, pois Jocimar ressalta que cuidar da alimentação dos idosos é indispensável.

O Brasil tem uma cultura que apresenta costumes na sociedade, os quais fazem com que o idoso se torne passivo. No entanto, é necessário sair dessa cultura para tornar o idoso ativo. Isso também é necessário para auxiliar o atual perfil social econômico que o Brasil se encontra.

No brasil a expectativa para 2030 é que teremos mais idosos aposentados do que jovens ativos. Porém, em um país onde a economia não anda bem isso é preocupante, pois muitos idosos passam a ser cuidados de forma passiva, restritos a um leito e não podendo contribuir de forma intelectual e ativa na economia, por exemplo.

Para mudar essa realidade, o fisioterapeuta comenta que é importante fortalecer a área da saúde focada nos idosos, mantendo atividades frequentes que façam com que eles se tornem idosos saudáveis e ativos.