Já é sabido que à medida que envelhecemos, vamos perdendo algumas funções motoras e cognitivas. E, conforme a perspectiva de vida vai aumentando, profissionais de todo o mundo correm atrás do segredo do equilíbrio. Como manter uma população cada vez mais idosa com equilíbrio e funções motoras que possibilitem uma vida saudável?
De fato, parece ser a busca incansável pelo segredo do equilíbrio. Por esse motivo, hoje trouxemos a reflexão: o que pode manter a população equilibrada mesmo com o avanço da expectativa de vida?
Qual o segredo do equilíbrio?
Para alguns o segredo do equilíbrio é entender e focar no centro de gravidade, outros garantem que há a necessidade de troca de forças, mas a verdade é que muitos estudiosos ainda seguem tentando desvendar essa questão.
O corpo humano faz muito esforço para se manter de pé e em equilíbrio. Além de precisar reagir aos estímulos que são constantes por toda a vida: andar, levantar, sentar, caminhar, abaixar, deitar… são inúmeras situações e todas elas dependem de equilíbrio.
Um dos segredos do equilíbrio é se manter em movimento, para que o corpo continue sendo exposto aos estímulos necessários para manter o corpo exercendo suas funções motoras.
Uma grande aliada dos fisioterapeutas quando o assunto é movimento é a tecnologia. Para falar sobre isso, trouxemos uma especialista no assunto, que além de ser fisioterapeuta especialista em reabilitação, acorda às 4 am, corre e se mantém constante em movimento para falar como a tecnologia é um dos segredos para manter o equilíbrio. Clique aqui para assistir o que a Karen tem a falar sobre isso.
Quando o equilíbrio falha?
Buscamos incansavelmente o segredo do equilíbrio, mas o que acontece quando ele acaba? Sim, as quedas.
O risco de queda é muito tratado quando o assunto são os idosos, mas se engana quem acha que apenas a população com mais idade sofre com esse problema. Qualquer pessoa que perca o equilíbrio pode sofrer com risco de queda e isso precisa ser tratado e acompanhado de perto, com avaliações clínicas e funcionais.
Alguns fatores contribuem diretamente para o aumento do risco de queda:
- Envelhecimento
- Declínio das habilidades motoras
- Enfraquecimento dos ossos
- Enfraquecimento dos músculos
- Perda das funções motoras e cognitivas
Estratégia de prevenção a quedas
Profissionais de saúde que estão em busca do segredo do equilíbrio, precisam ter um plano, uma estratégia eficaz para prevenção de quedas e até mesmo reabilitação depois que elas já aconteceram.
Para uma estratégia eficaz é necessário atuar simultaneamente em diversos aspectos e entender o paciente como um indivíduo, e não há uma receita engessada que funcione para todos os casos.
Esteja sempre atento à tecnologia e aos avanços que vem acontecendo. Isso certamente te colocará à frente do mercado. Estude e entenda sobre o grau de atividade motora do seu paciente, um treinamento bem aplicado permite a redução da fadiga muscular e o fortalecimento dos músculos.
Existe um estudo de Senefeld, que demonstrou uma forte ligação entre a perda de equilíbrio e o aumento da fadiga dos músculos extensores do joelho.
Outra estratégia que se mostra eficiente é o estudo de Análise de Marcha. Nós disponibilizamos um e-book gratuito sobre esse assunto. Para baixar é só clicar aqui.
Tecnologia é o segredo para o equilíbrio?
Como já foi falado, a tecnologia é o seu grande aliado quando o assunto é equilíbrio e prevenção de quedas. Quer saber mais e ver uma demonstração ao vivo e gratuita de como a tecnologia pode te ajudar? Clique aqui e agende a sua demonstração com um consultor Kinetec.