+55 (51) 3377 6896 contato@kinetec.com.br

Conforme o Professor e Biomecanicista Guilherme Brodt, quando se analisa, especificamente, cada agrupamento muscular, é possível concluir que o quadríceps é o agrupamento que mais aumenta o seu recrutamento durante os declives.

Sendo assim, o quadríceps pode ser considerado o músculo mais importante para o controle do declive. Tanto para jovens, quanto para idosos, é possível utilizar a mesma estratégia para o controle em declive. Nesta situação, o quadríceps é um músculo muito importante.

Segundo o Professor Guilherme, a musculatura extensora do joelho pode ser considerada a mais importante, independente da faixa etária, para situação de declive e para o controle na descida.

No entanto, há pessoas com limitações específicas, por exemplo, pessoas que sentem dificuldade ao descer escadas ou rampas. Desse modo, muitas delas são instáveis neste tipo de situação.

Portanto, para pessoas que sentem esta dificuldade em declives pode-se direcionar o treinamento de formas para aumentar a demanda na musculatura extensora de joelho e assim melhorar esta capacidade de uma forma eficiente.