Segundo ela, começar atividade física sem antes ter feito uma avaliação é a mesma coisa que atender um paciente que recém entrou no seu consultório, sem sequer saber seu nome, historia, dores, e o motivo de ele estar ali se consultando. Ela ainda ressalta que isso é como falar oi e já pedir para o paciente deitar na maca.
É muito importante que antes de atender o paciente se tenha, no mínimo, uma conversa para saber suas informações básicas, como o nome, idade, e principalmente, entender o que o levou a essa busca, perguntando se ele já realizou alguma cirurgia e se já sofreu quedas, por exemplo.
No entanto, a fisioterapeuta explica que realizar uma avaliação é muito relevante, pois é ela que vai dizer se aquilo que lhe foi indicado está dando um bom resultado ou não. Dessa forma, é possível fazer um comparativo e seguir com a mesma estratégia, ou buscar novas alternativas.
Juliane explica que, em relação à fisioterapia, no Vitta eles realizam uma avaliação, fazendo os testes baseados na história do paciente. Dessa forma, junta-se todas as informações e se monta algo específico para ele.
Sendo assim, ela destaca que é de extrema importância realizar uma avaliação inicial e uma reavaliação para entender se a hipótese fez sentido, ou seja, deu resultado.