+55 (48) 3012 9366 [email protected]

O que é o Ciclo da Marcha Humana?

A marcha humana é um dos movimentos mais naturais do nosso ser. Enquanto caminhamos, um intrincado ciclo de movimentos acontece, e essas são as Fases do Ciclo de Marcha Humana, formado pelo trabalho de músculos, ossos e sistema nervoso. O ciclo da marcha, também chamado de passada, é a atividade ocorrida entre o momento em que um pé toca o solo e o momento em que esse mesmo pé toca o solo novamente.

Algumas definições iniciais são importantes para o estudo da marcha humana:

• Passo – é a distância (ou o tempo decorrido) desde o apoio de um calcâneo no chão até o apoio do calcâneo do pé contralateral

• Passada – é a distância (ou o tempo decorrido) desde o apoio de um calcâneo no chão até o apoio do calcâneo do mesmo pé no chão

• Largura do passo é a distância entre a borda medial dos pés durante a marcha

• Cadência é o número de passos que ocorre numa unidade de tempo (passos/minuto)

• Velocidade – corresponde à distância percorrida por unidade de tempo (m/s)

 

Como ocorre o Ciclo da Marcha?

As Fases do Ciclo da Marcha Humana é composta pela fase de apoio e a fase de balanço e em cada uma delas, diferentes músculos são acionados de maneira isométrica ou dinâmica.

Fase de Balanço: Tudo começa com o impulso inicial. Quando decidimos caminhar, nosso cérebro envia sinais para os músculos da perna, iniciando o movimento. A fase de balanço se inicia quando um dos pés deixa o chão. O joelho se dobra, enquanto o pé se move para frente em direção ao próximo passo. Nessa fase, os músculos da perna se contraem para levantar a perna do chão, ao mesmo tempo em que o pé oposto se move para trás, preparando-se para o próximo contato com o solo.

Fase de Apoio: Conforme o pé que estava no ar toca o solo, entramos na fase de apoio. Essa é uma parte crucial do ciclo, onde o peso do corpo é transferido para o pé que tocou o chão. A parte anterior do pé pousa primeiro, seguida pelo calcanhar e, finalmente, pela planta inteira do pé. Durante essa fase, os músculos e ligamentos trabalham para manter o equilíbrio e absorver o impacto da aterrissagem, protegendo assim nossas articulações.

 

Fases de apoio da marcha

Fases de balanço da marcha

 

Tópicos para avaliar durante o exame da marcha

1. Grau de dependência: verificar se o paciente precisa da intervenção de outra pessoa para andar. Neste caso, ele pode ser independente, quando realiza a marcha sozinho, ou dependente quando precisa de outra pessoa na supervisão ou dando apoio físico.

2. Uso de auxiliares de marcha: verificar se o paciente precisa de muletas, bengalas ou andadores.

3. Utilização de órtese: descrever o tipo de órtese (suropodálica, cruropodálica, etc)

4. Comprimento ou tempo de apoio dos membros inferiores (verificar a simetria) – passo, passada, cadência e velocidade da marcha – Largura da base de apoio: normal, alargada (marcha atáxica – lesão cerebelar; redução da força de glúteos).

 

Utilizando a Avaliação Biomecânica para avaliação da Marcha

Também conhecida como avaliação da caminhada, O Teste de Marcha é a medição e descrição dos parâmetros que caracterizam a locomoção humana. Identifica fenômenos que não podem ser documentados pela análise visual, permite que parâmetros sejam quantificados, anormalidades sejam identificadas, causas sejam postuladas e tratamentos propostos.

O Teste de Marcha mensura:

✅ Postura e movimento na marcha;

✅ Agiliza o tempo de teste;

✅ Otimiza na precisão da coleta dos dados;

✅ Produz relatório clínico com: parâmetros e Índices de marcha, Índices de qualidade e ciclo de marcha, ângulos pélvicos, Pág. de coleta de vídeo, Pág. de anotações e exercícios em Casa.

 

Utilizando o equipamento Baiobit é possível de fornecer análises quantitativas e objetivas sobre o padrão de marcha, incluindo parâmetros como cadência (passos por minuto), duração dos passos, simetria da marcha, velocidade, aceleração e outros. Essas métricas podem ajudar na identificação de desvios na marcha, desequilíbrios musculares, assimetrias ou anomalias de movimento.

Clique aqui e conheça mais sobre o Baiobit.