A queda é um evento bastante comum e devastador em idosos. Embora não seja uma consequência inevitável do envelhecimento, pode sinalizar o início de fragilidade ou indicar doença aguda.
Os testes abaixo, podem evitar essa fatalidade:
✅ Timed Up and Go Test (Risco de Queda)
O teste consiste em levantar de uma cadeira, (de aproximadamente 46 cm), caminhar até uma linha reta a 3 metros de distância (em um ritmo auto-selecionado, porém seguro), virar, caminhar de volta e sentar-se novamente. Quanto menor o tempo utilizado, melhor é o desempenho no teste.
✅ Teste de Marcha
Também conhecida como avaliação da caminhada, é a medição e descrição dos parâmetros que caracterizam a locomoção humana. Identifica fenômenos que não podem ser documentados pela análise visual, permite que parâmetros sejam quantificados, anormalidades sejam identificadas, causas sejam postuladas e tratamentos propostos.
✅ Teste de Equilíbrio
Pode ser dividido entre Equilíbrio estático e Equilíbrio dinâmico.
As principais indicações são:
paciente com algum acometimento em membros inferiores, pré e pós cirúrgico, atletas, pacientes idosos, pacientes que precisem aprimorar a propriocepção, pós períodos de internação, pacientes com distúrbios vestibulares.