+55 (51) 4066 3333 [email protected]

No último dia 24 de novembro o mundo ficou de olho, especialmente os brasileiros, na lesão sofrida pelo Neymar, a famosa entorse no tornozelo. Reflexo disso é o número de buscas pelo termo no Google nos últimos dias. Mas afinal o que é? Qual o tempo de recuperação? E qual o tratamento para esse tipo de lesão?

No nosso texto anterior falamos sobre a importância da fisioterapia para os jogadores na prevenção e recuperação de lesões no esporte, e alguns dias depois estamos aqui para ressaltar e comentar como a fisioterapia e a tecnologia podem ajudar a tratar casos de entorse no tornozelo.

O que é uma entorse?

Entorse ou torção ocorre quando o tornozelo gira de uma forma fora do habitual. Isso pode fazer com que as faixas de tecidos resistentes (ligamentos) se estique ou até mesmo rasguem, causando inchaço, dor e limitação dos movimentos. Esse tipo de lesão é muito comum no dia a dia, não só de um atleta, mas de pessoas comuns que estão sujeitas a tropeçar, pisar em algum buraco na rua ou até mesmo em algum jogo de futebol com os amigos no final de semana.

entorse

A torção pode ser classificada em graus de gravidade diferente, nós temos entorses de grau 1, 2 e 3.

Grau 1: Onde apenas microlesões afetam os ligamentos.

Grau 2: Onde ocorrem microlesões ou ruptura parcial dos ligamentos.

Grau 3: Onde ocorre ruptura total de um ou mais ligamentos do tornozelo.

Qual o tempo de recuperação de uma entorse?

Toda lesão de ligamento necessita de uma recuperação específica. Caso contrário, o tornozelo lesionado pode não se recuperar e a chance de ocorrer uma nova lesão é maior.

Toda entorse, de leve à grave, necessita de algumas fases de recuperação:

1ª fase: Descanso e proteger e reduzir o inchaço do tornozelo lesionado.

2ª fase: Restaurar a flexibilidade, amplitude de movimento e força do tornozelo.

3ª fase: Retorno gradual às atividades com exercícios de manutenção.

Esse tipo de lesão tem um tempo de recuperação de em média 2 a 8 semanas, dependendo do grau de lesão sofrida.

Hoje com os avanços tecnológicos na área da fisioterapia, temos diversos equipamentos que podem auxiliar no diagnóstico mais rápido do grau da lesão e, equipamentos que vão ajudar na recuperação mais rápida dos atletas, até porque falando em Copa do Mundo os atletas têm poucos dias para se recuperar e voltar ao campo para jogar novamente.

Fique de olho nos nossos conteúdos aqui no blog e no YouTube, onde conversamos com diversos especialistas na área da fisioterapia, e compartilhamos tudo que nossos equipamentos podem trazer de benefícios.