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O que realmente nos mantém equilibrados?

Há quem fale do centro de gravidade, uns sobre a troca de forças e outros sobre a propriocepção, mas a verdadeira resposta a esta pergunta continua a ser uma grande intriga a desvendar para os estudiosos do corpo humano.

As pessoas não têm consciência de quanto esforço o corpo humano deve exercer para permanecer em pé e reagir a estímulos externos que podem prejudicar sua estabilidade.

Quando isso não acontece, de fato, o que os pesquisadores chamam de “ocorre um evento inesperado em que o participante está […] em qualquer superfície de apoio em um nível inferior”: o que mais comumente chamamos de “queda”.

Um problema cada vez mais comum.

O desequilíbrio pode fazer com que qualquer pessoa caia, mas quando se trata de um idoso torna-se um problema gravíssimo, tanto que falamos em “risco de queda”.

Devido ao envelhecimento e ao declínio das habilidades motoras, juntamente com um enfraquecimento inevitável dos ossos, as pessoas têm maior probabilidade de cair, sendo as consequências de curto e longo prazo mais graves.

Além disso, se levarmos em consideração os dados demográficos do envelhecimento global da população, temos um cenário em que a prevenção do risco de quedas não é mais apenas desejável, mas também essencial.

Sabemos que o equilíbrio é o resultado de uma sinergia de vários fatores, todos os quais não podem ser enumerados com precisão neste momento. Portanto, para implementar uma estratégia de prevenção eficaz, é necessário intervir simultaneamente em tantos aspectos quanto as partes envolvidas. Dentre eles, em particular, destacam-se os avanços recentes na melhora da estabilidade muscular: ser capaz de manter um certo grau de atividade motora e treinamento permite reduzir a fadiga muscular, que tem se mostrado um dos fatores que pode causar uma queda. Para citar um exemplo específico, Senefeld e seus colegas, em seu estudo, demonstraram uma forte ligação entre a perda de equilíbrio e o aumento da fadiga dos músculos extensores do joelho.

O treinamento é uma excelente prevenção.

Organizar sessões de treinamento devidamente planejadas e estruturadas para garantir um determinado tônus ​​e força muscular dos membros inferiores deve ser um dos pontos principais de uma estratégia preventiva eficaz. Uma pesquisa recente submeteu um grupo de sujeitos sensíveis ao risco de quedas a dezesseis semanas de treinamento, alternando exercícios resistidos com outros funcionais. Com o uso da eletromiografia de superfície durante a investigação, foi possível monitorar uma diminuição progressiva da fadiga do reto femoral e isquiotibiais, ambos de fundamental importância para a postura ortostática.

A contribuição que a tecnologia da eletromiografia oferece, portanto, tem permitido demonstrar o benefício que um determinado grau de atividade muscular diária tem sobre a saúde dos músculos. Isso, em conjunto com outras intervenções preventivas específicas, pode promover uma redução generalizada do risco de quedas.