A credibilidade do profissional e o vínculo de confiança que estabelece com o paciente são fundamentais para a adesão aos tratamentos propostos e, consequentemente, o sucesso da terapia. Um outro ponto que diz respeito aos desafios de fisioterapeutas, educadores físicos e outros profissionais é sobre se diferenciar em um ambiente em que muitos pacientes encontram barreiras para buscar um atendimento de saúde, tais como: restrições de convênios e poder aquisitivo.
Nesse contexto, cada vez mais os profissionais de saúde também precisam mostrar ao paciente por que a abordagem terapêutica proposta é a mais adequada à sua condição. Trata-se de valorizar não apenas a atuação do profissional, mas também o investimento das pessoas que procuram pelo atendimento.
Atualmente, uma série de tecnologias à disposição dos profissionais permite que esse diálogo com o paciente seja muito mais transparente e eficaz, na medida em que é possível apresentar dados palpáveis sobre o organismo do paciente. Além de encantar na primeira avaliação, aumentando a taxa de procura ao consultório e um maior investimento por parte das pessoas na própria saúde, uma análise consistente da marcha, por exemplo, posiciona o profissional em outro patamar.
Valor X Preço
Quando o paciente liga para o seu consultório ele pergunta pelo preço ou o valor da consulta? Saiba que há diferenças enormes entre esses dois termos. O preço é a mera quantidade monetária que precisamos desembolsar para ter acesso a um bem ou serviço. Já o valor está mais ligado às percepções individuais de cada pessoa. O valor é atribuído a partir de uma visão intrínseca, pautada pelas respostas à seguinte questão fundamental: “o que esse produto ou serviço traz de benefícios para minha vida?”
A partir disso é que fazemos uma análise que nos leva à tomada de decisão, respondendo intimamente a outras questões: “O preço proposto está adequado ao valor que atribuo ao produto ou serviço? Por que optar pelo preço mais alto ou mais baixo?”. Exemplo: uma pessoa que está escolhendo em que academia se matricular. Ela vai analisar diversos elementos, como a facilidade de acesso, instalações, equipamentos etc. Evidentemente, os espaços com mais recursos e profissionais mais capacitados irão atrair um público disposto a pagar mais por algo cujo maior valor é perceptível.
Ou seja, embora a percepção de valor seja individual, é possível conduzir uma pessoa ao entendimento dos diferenciais de um produto ou serviço, apresentando as suas vantagens. Desse modo, oferecer um método de análise que se diferencia por ser moderno, mais eficiente e que permite acompanhar a evolução, fazer comparativos e investir em tratamentos assertivos envolve não apenas a precificação de uma consulta, mas também a confiança estabelecida na relação paciente / profissional e, principalmente, a valorização de algo que está muito além do aspecto monetário: saúde e bem estar.