Segundo o Professor e Biomecanicista Guilherme Brodt, para medir o centro de pressão – COP, utiliza-se dois equipamentos, tanto em clínicas, quanto em laboratórios, porém em aplicações diferentes.
Esses dois equipamentos são recursos viáveis para se avaliar o COP. Sendo, o primeiro equipamento o Baropodômetro. Ele é o mais tradicional, e costuma ser mais utilizado na área clínica para avaliação de pacientes.
Além disso, ele fornece uma medida de COP, baseada nas pressões exercidas pelos nossos pés. Dessa forma, ele faz a resultante das pressões e apresenta qual é o centro de pressão do nosso corpo.
O outro equipamento, que é muito mais preciso, e além de ser utilizado na área clínica é utilizado também na área científica, é a plataforma de força. Porém, costuma ser mais utilizada na área científica, pois apresenta uma taxa de amostragem um pouco maior.
Sendo assim, quando se quer obter essa medida com o passar do tempo, utiliza-se a plataforma de força para alcançar uma resposta mais precisa.
No entanto, o Professor explica que na área clínica é amplamente utilizado o baropodômetro, o qual fornece medidas muito confiáveis em relação à plataforma de força.