+55 (51) 3377 6896 contato@kinetec.com.br

Além da frequência do passo e consequentemente o comprimento do passo, o Professor e Biomecanicista Guilherme Brodt, destaca o tempo de contato, como um fator muito importante para observar no atleta durante a corrida.

O tempo de contato identifica qual é o período de tempo que o atleta fica em contato com o solo do momento do toque, seja de pisada em calcanhar ou pisada em antepé, até o momento em que ele tira completamente o pé do solo.

Segundo Guilherme Brodt, o tempo de contato é um aspecto importantíssimo para que os elementos elásticos funcionem bem durante a corrida. Além disso, é também chamado de fase de apoio.

Essa fase de apoio pode apresentar pouca variabilidade, sendo de 0,2 à 0,3 segundos. No entanto, essa pouca variação pode determinar uma série de elementos, dentre eles a chance de desenvolvermos lesões e a nossa capacidade de economia de energia durante a corrida.

Portanto, é importante que essa medida seja avaliada com atenção, pois ela pode prevenir muitas lesões durante a corrida, explica Guilherme Brodt.