+55 (51) 3377 6896 contato@kinetec.com.br

A osteoartrite é uma doença articular e progressiva que pode ser definida como um processo inflamatório e degenerativo das cartilagens e das cápsulas articulares que envolvem uma determinada articulação.

De acordo com o biomecanicista Guilherme Brodt, a osteoartrite do joelho, por exemplo, envolve a articulação do joelho, a cartilagem do menisco, o platô tibial, as cartilagens que fazem parte da extremidade distal do fêmur e, inclusive, as cartilagens da patela.

Todo processo degenerativo que acontece no joelho, devido ao envelhecimento ou devido a outros mecanismos, é chamado de osteoartrite.

Essa doença começa com um processo inflamatório e com o tempo evolui para um processo degenerativo que pode ser conhecido como osteoartrose.

A osteoartrose é compreendida em diferentes graus. Com esse estudo, pode-se fazer uma analogia entre a articulação do joelho e a dobradiça de uma porta, pois com o passar do tempo a porta pode ficar enferrujada e, devido a isso, pode começar a fazer barulho e a ter desgastes e limitações.

Dessa forma, podemos relacionar esse exemplo com a osteoartrite dos joelhos, pois quando alguém apresenta essa patologia, muitas vezes também pode apresentar essas características.