+55 (51) 3377 6896 contato@kinetec.com.br

O Doutor e Biomecanicista Guilherme Brodt comenta que a lesão mais comum em corredores é a dor femoropatelar. Ela é considerada uma patologia. 

Essa lesão tem diversas causas, motivos e desdobramentos. Porém, foi considerada a mais comum em corredores, após a realização de estudos. Ainda, essa lesão também é conhecida por dor anterior no joelho.

Há estatísticas, que giram em torno de 3% a 15%, de que todos os corredores apresentam ou vão apresentar essa dor. 

Em estudos realizados, após encontrarem essa patologia, foi possível descobrir eventuais causas e evidências.

Essa avaliação foi direcionada especificamente para as variáveis biomecânicas que podem causar o problema, ser a razão dele ou terem relação direta.

Segundo o Doutor Guilherme existem diferentes graus de evidências, e há diferentes formas de medir isso. 

O grau de evidência explica se aquela informação tem se repetido em diversos locais do mundo, ou seja, em diversos centros de avaliação em pesquisas de qualidade

Existem muitos graus de evidências, porém há três que são tradicionalmente utilizados. São eles a evidência alta, a moderada e a limitada.

A evidência alta é quando há múltiplos estudos de alta qualidade que apresentam o mesmo resultado. No entanto, esses estudos devem ser randomizados e controlados, ou seja, os indivíduos que estão presentes naquele estudo só podem fazer parte dele a partir de um processo de randomização. Além disso, eles devem ser controlados.

Conforme Guilherme, é necessário existir um grupo para controle, constituído por pessoas que não vão passar pelas intervenções e que não apresentam nenhuma das patologias dos indivíduos que estão sendo avaliados.

Em relação à evidência moderada, há a definição de que ela não necessariamente é definida com caráter randomizado e controlado, mas sim transversal.

Estudos transversais são aqueles que podem ser somente controlados, observacionais, ou aqueles que obtiveram resultados conflitantes, ou seja, alguns estudos apresentaram um resultado e muitos estudos apresentam outros.

Dessa forma, Guilherme comenta que essa questão, que gera conflito de informações, também é muito interessante, pois faz com que seja necessário explorar mais aquela informação, por isso se chama evidência moderada.

A evidência limitada é definida pela realização de apenas um estudo, o qual apresenta determinada informação. Sendo assim, ainda não teve outros centros repetindo a mesma pesquisa para validar se aquela informação se repete. 

O Biomecanicista conclui que a ciência é feita de repetição, ou seja, se alguém encontrar uma informação, a outra pesquisa realizada tem que encontrar a mesma informação, após testar aquela mesma hipótese. Dessa forma, é possível confirmar e validar determinados estudos.