A finalidade desejada em qualquer tratamento dental é sempre estabilidade estrutural e funcional. Apesar disso, às vezes é necessário alterar alguma condição específica, gerando instabilidade. Abaixo veremos diversos artigos e estudos que podem ajudar a desenvolver melhor o trabalho de ajustes oclusais.
Artigo: la recidiva in ortodonzia
Esse artigo explicita que a estabilidade do resultado após um tratamento ortodôntico é frequentemente motivo de preocupação para o profissional, visto que em muitos casos ele precisa recorrer a meios de contenção fixos ou móveis, com o intuito de impedir uma movimentação dos dentes.
Existe um conjunto de fatores que interferem sobre eventuais dificuldades recidivas. Um dos componentes principais é a estrutura que sustenta o dente. Além disso, eventuais desequilíbrios musculares podem criar forças angulares em relação ao dente.
Hábitos musculares atrelados às velhas oclusões podem interferir no pós tratamento, porque o cérebro tem seus padrões motores estabelecidos.
Importante ressaltar que todas as medições do estudo são feitas com o equipamento Theetan.
Artigo: Neuromuscular evaluation of post-orthodontic stability
Afirma que a retenção é quase sempre indispensável e que o tratamento provoca alteração nas posições dos dentes, gerando uma nova situação periodontal que provavelmente pode influenciar negativamente a resposta muscular. Recomenda teste simples para identificar pacientes com risco potencial aumentado.
artigo: Effeti del trattamento ortodontico sull’attività dei muscoli masticatori
Conseguiram explicitar a possibilidade de ter um resultado que evidencia a importância da eletromiografia para verificar e validar objetivos ortodônticos no ponto de vista estético e funcional.
Como as interferências dentárias criam desvios antêro posteriores?
PRIMEIRO CASO:
Caso severo
Resultado com sucesso significativo
Porém, após acompanhamento, foi encontrado alguns contatos que estavam gerando um desequilíbrio ocular, criando uma movimentação indesejada. A remodelação continuou até chegar em um momento estável.
Resultado final
Artigo: Determination of vertical dimension in implant prostheses with surface elctromyography
Para cada paciente, foi realizado 3 medições:
1 – Na chegada da prótese provisória;
2 – Depois da modificação da prótese provisória;
3 – Na chegada da prótese permanente.
Chegou a conclusão de que sEMG (equipamento de guia e análise) pode afetar positivamente o sucesso dos implantes.
artigo: Functional evaluation of implant supported prostheses
Esse estudo realizou uma avaliação morfológica de oclusão e uma medição do impacto da morfologia na função estomatognática. As conclusões foram de que uma oclusão funcionalmente estável pode proteger de fraturas prostodônticas.
SEGUNDO CASO:
Caso severo
Paciente antes apertava com muita força, com nova dimensao vertical aproximou-se da normalidade. Com uma condição estável, o músculo precisa se adaptar a situação.
Após 90 dias (verificação feita com Theethan a cada 2 semanas)
TERCEIRO CASO: