Aposto que você já escutou essa frase: “Quem não é visto não é lembrado!”. Essa frase antiga é usada, e muito útil até hoje nas nossas vidas. Em um mundo cada dia mais online e voltado para as redes sociais, fica ainda mais evidente a necessidade de sermos vistos de alguma forma. Já pensou que o marketing para fisioterapeutas aplicado nas suas redes sociais podem mudar o jogo e te colocar como referência na sua região?
Cada dia mais estamos vendo a necessidade de estarmos inseridos nas redes sociais e sendo visto pelos nossos seguidores/pacientes. Hoje as redes sociais viraram uma vitrine do nosso serviço, uma forma da gente mostrar toda nossa autoridade e conhecimento específico para nossos futuros pacientes. Talvez você ainda seja um pouco receoso quando o assunto é marketing para fisioterapeutas, mas se você chegou até aqui, continue comigo neste texto.
Veja se você já viu algo por aí parecido com isso: profissionais que tem uma agenda lotada e não são nem tão bons quanto outros profissionais que tem uma agenda vazia… Isso pode ter uma explicação simples: esses bons profissionais não demonstram todo o conhecimento que tem e por isso não conseguem mostrar que são referência e autoridade em determinadas áreas da fisioterapia. E aí continuam com a agenda vazia, ou sendo sempre generalistas, sem conseguir demonstrar todo seu potencial.
Para que você não fique com toda sua experiência escondida e consiga utilizar o marketing para fisioterapeutas ao seu favor, a sócia e diretora de marketing da Kinetec Tecnologias Roberta Feijó deu uma aula com 7 dicas de marketing para você começar a mudar seu posicionamento dentro das redes sociais.
Você pode assistir clicando no link acima, mas eu vou trazer os principais highlights da aula aqui para você.
Marketing para fisioterapeutas: Dica 1ª – Posicionamento
Não dá para querer vender tudo para todos, foque no que você ou a sua clínica de reabilitação tem de melhor para oferecer para o seu paciente, no que você se diferencia da concorrência, na transformação que você pode trazer para eles.
Vender tudo para todos só te torna cada dia mais generalista e mais distante do seu sonho de ser um profissional referência. Pense nisso!
2ª – Seja assertivo
Direcione a sua comunicação e sua forma de falar com o tipo de cliente que você quer atender ou que seja o público alvo da sua clínica. A forma como você fala nos stories do Instagram, o tipo de conteúdo que você disponibiliza no seu perfil é importante para gerar conexão com o público que você atende ou quer atender, então é muito importante ficar atento a isso.
Pense comigo, quem é o seu melhor paciente hoje? Se você pudesse atrair vários desses pacientes, o que você falaria para ele? É com esse “melhor cliente” que você precisa falar. Lembre-se disso!
3ª Analise a concorrência
Quais são as referências na sua área? O que eles tem feito? Essas duas perguntas são importantes para você começar a se planejar e ter uma ideia do que a sua concorrência tem feito e, no que você pode fazer de melhor ou de diferente deles.
Aqui a ideia não é copiar, mas entender o mercado. O que está dando certo? O que você pode modelar para o seu negócio? O que os seus concorrentes não estão fazendo? Hora de sair na frente!
4ª Overdelivery(consulta UAU)
A sua avaliação, o seu tratamento e atendimento é o fator determinante para o retorno do seu paciente! A pessoa viu o seu conteúdo e as suas referências pelas redes sociais, gerou o interesse e despertou a necessidade de ir até a sua clínica, é nesse momento que você vai entregar todo o seu conhecimento de uma forma prática e fácil do seu paciente entender.
Então, gere uma conexão com o seu paciente, não tenha pressa, conte caso de pessoas que estavam com o mesmo problema que essa pessoa está passando e como você conseguiu ajudar. Faça uma apresentação dos dados que você conseguiu extrair na consulta. Tudo isso gera mais confiança no seu paciente em continuar o tratamento com você e sair da sua clínica sendo um fã, indicando você para outras pessoas.
5ª Humanize as suas redes sociais
Não coloque só fotos editadas em programas! Isso é importante sim, você precisa se preocupar com a apresentação do seu conteúdo, mas as pessoas se conectam com pessoas. Por esse motivo é importante eles acompanharem um pouco da sua rotina e como funciona a rotina do dia-a-dia da sua clínica de reabilitação. Conte os casos de sucesso e como o seu atendimento mudou a vida das pessoas.
Já pensou em mostrar relatórios objetivos que comprovam os resultados? Tenho certeza que isso é um diferencial que ninguém na sua região tem.
6ª Faça uma rotina de posts
Talvez você esteja hoje em uma rotina dupla, tripla exaustiva de atendimentos e pensar no dia o que será postado nas suas redes sociais só vai trazer desgaste e desânimo. É importante que você, ou a pessoa que cuida das suas redes sociais, programem um calendário de conteúdos.
Afinal, quanto melhor for a sua organização, mais tempo você terá para se dedicar para o estudo da sua área e para a criação de conteúdos novos.
7ª Tenha alguém da área para te ajudar
Nós não precisamos ser bons em tudo e está tudo bem pedir ajuda para outra pessoa especialista em determinado assunto. Crie esse networking, converse com especialistas que já estão na área e que entendem de assuntos que você quer aprender, criem conteúdos juntos, gere valor para seus colegas também.
Você já está investindo no Marketing da sua clínica?
Eu não sei se você já começou a trabalhar o seu posicionamento nas redes sociais, mas eu tenho certeza que aqueles que começaram e estão seguindo essas dicas de forma constante estão tendo resultados.
Como eu disse, nós trouxemos aqui os highlight, os pontos mais importantes da aula da Roberta Feijó, mas o conteúdo completo está disponível para você aqui neste link.
Já que nós estamos falando de marketing para fisioterapeutas, eu não poderia deixar de fazer o marketing da Kinetec e te convidar para visitar o nosso site. Lá você vai ver outras formas de se destacar no mercado e ter pacientes engajados que confiam no seu trabalho e te indicam para outras pessoas.