+55 (51) 3026 8507 contato@kinetec.com.br

Dessa vez, Cristian Zaniboni explica sobre as 4 principais formas de avaliar a marcha, e como elas podem ajudar você a relizar uma análise muito mais completa!

Segundo ele, a primeira forma é a base, que tem sua importância muito solidificada, visto que analisando-a, conseguimos usufruir do resto da análise com muito mais praticidade.

A primeira análise é visual, sempre aliando com o seu conhecimento. É preciso se fazer a pergunta: “O que eu enxergo na marcha do meu paciente?”. É preciso ter um conhecimento sobre como é o movimento de cada articulação, como funcionam os músculos, como funciona o ciclo da marcha etc.

Recomendamos assistir as duas lives que fizemos com a Flávia Martinez:

Como realizar uma boa análise visual da marcha:

Pacientes neurológicos:

Recomendamos também o nosso extraordinário Curso de Análise de Marcha. Ele é extremamente completo e está atualizado.

A Segunda análise tem relação com as planilhas, visto que, com algumas ferramentas (cronômetro, fita métrica), você já começa a fazer algumas medidas. Levando isso em consideração, o seu trabalho pode ser facilitado e feito de uma forma mais eficiente com o conteúdo que oferecemos no nosso e-book “Como aplicar a análise da marcha na sua rotina clínica” ; ou você pode anexar a nossa Planilha de Análise de Marcha depois.

O terceiro passo são os sistemas portáteis, como o Baiobit. É nesse passo que começamos a ter uma série de informações extras como: Fase de apoio, fase de balanço, cinemática de mobilidade, velocidade, simetria, comprimento da passada, etc. É possível obter um relatório que nos informa cinemática, além de uma série de parâmetros que a planilha não consegue detectar e analisar de maneira precisa. Também podemos usar junto ao sensor a eletromiografia de superfície.

A quarta etapa são os Laboratórios. Eles são mais completos, visto que envolvem cinemática, cinética, câmaras 3d, plataforma de força eletromiografia, sensores cinerciais, plataforma de baropodometria, plataforma de pressão etc. É um sistemas robusto, preciso e multifatoral.