Estabilometria, também chamada de estabilografia ou estatocinesiografia

É a medida e o registro da contínua oscilação do corpo humano (Terekhov, 1976). A estabilometria é um método de avaliação do equilíbrio postural do corpo humano por meio da quantificação de suas oscilações, medindo-se os níveis de estabilidade de um sujeito parado em posição ereta.

A variável mais comumente utilizada para analisar as oscilações do corpo humano é a posição do centro de pressão, o COP (do inglês, Center Of Pressure), que é o ponto de aplicação da resultante das forças agindo na superfície de suporte. O deslocamento do COP representa um somatório das ações do sistema de controle postural e da força da gravidade. (Duarte, 2000).

Parâmetros da avaliação estabilométrica

Duração do teste: intervalo de tempo em que são coletados os dados do teste estabilométrico. Unidade: segundos.

Dados do COP (ponto de aplicação da resultante das forças agindo na superfície de suporte):

Posições médias do COP (centro de pressão) X e Y: posições médias dos percursos desenvolvidos pelos centros de pressão nos eixos: médio-lateral (X) e ântero-posterior (Y), em relação ao ponto central da imagem dos pés. Unidade: mm.
Desvios Padrão X e Y: variação existente em relação à média. Um desvio padrão baixo (em relação à média) indica que os dados tendem a estar próximos da média já um desvio padrão alto (em relação à média) indica que os dados estão espalhados entre diversos valores. Unidade: mm.
Distância percorrida pelo COP: trajeto percorrido pelas oscilações desenvolvidas pelo centro de pressão. Unidade: mm.
Velocidade média: média das velocidades atingidas durante o trajeto das oscilações do centro de pressão. Unidade: mm/s.
Superfície da elipse: superfície determinada pela área da elipse de confiança que contém 90%* dos pontos mais próximos do conjunto de pontos representados pelas posições sucessivas do COP. Unidade: mm².
* Esta porcentagem pode ser diferente dependendo do critério de avaliação.
Distância/Superfície (LSF): Este parâmetro avalia o comprimento percorrido pelo COP no interior de uma mesma área. É uma comparação entre os valores experimentais de dois parâmetros (comprimento e superfície) na forma de um quociente entre o comprimento medido pelo comprimento calculado a partir da superfície. Unidade: adimensional (quociente)**.
** Unidade adimensional é um número que não apresenta uma unidade de medida, pois estas se cancelam no processo de cálculo do quociente.

Índices de Romberg

O coeficiente de Romberg é a razão (quociente) entre dois parâmetros posturais em condições diferentes. Estas condições são: olhos abertos e olhos fechados. Alguns dos parâmetros em que comumente é calculado o índice de Romberg são: Superfície, Velocidade e Distância. A unidade de todos os índices é adimensional já que todos são quocientes.

Coeficiente de Romberg

Dados do COP e Índices de Romberg para duas análises em situações diferentes: olhos fechados (coluna da esquerda) e olhos abertos (coluna da direita) coletados com sistemas de baropodometria da LetSense Group.


 

REFERÊNCIAS:

DUARTE, MARCOS. 2000. Análise estabilográfica da postura ereta humana quasi-estática. Escola de Educação Física e Esporte – Universidade de São Paulo. Tese de Concurso de Livre Docência.

TEREKHOV, Y. 1976. Stabilometry and some aspects of its applications - a review. Biomed. Eng., 6, 11-15.

Os textos mais lidos

Receba nossa Newsletter - Conteúdos sobre biomecânica no Brasil